No dia 27 de janeiro, Belo Horizonte vai comemorar o Dia do Quadrinho Nacional na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, na Praça da Liberdade. No local ocorrerão diversas atrações com intuito de promover a produção de quadrinhos locais, como oficinas, painéis e uma feira de quadrinhos independentes.
As palestras têm foco na aproximação dos leitores e artistas através de temas relacionados ao universo dos quadrinhos nacionais, debatendo vivências, experiências, obras e promovendo interação com o público. “O evento vai apresentar e promover um grande leque de artistas ao grande público. Mostrar que em Minas Gerais a produção de quadrinhos é constante, ininterrupta e para todos os gostos”, explica o organizador do evento e porta-voz da Representação de Quadrinistas de Belo Horizonte, Régis Luiz.
Umas das principais atividades será a Feira de Quadrinhos com a participação de dezenas de quadrinistas mineiros e com uma grande diversidade obras. Revistas, livros, zines e desenhos originais são vendidos pelos artistas, que também estarão disponíveis para contato com o público. “O dia do quadrinho nacional ótima maneira de conhecer a cena de HQs local e ter a oportunidade de conversar com seu autor preferido”.
O dia do quadrinho nacional
Em 1984, no dia 30 de janeiro, a Associação dos Quadrinistas e Cartunistas do Estado de São Paulo instituiu que o dia seria a data de celebração do Quadrinho Nacional. A data faz referência a primeira publicação de “As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de Uma Viagem à Corte”, de Angelo Agostini, em 1869, obra pioneira dos quadrinhos no Brasil.
Serviço:
Data: 27 de Janeiro de 2018.
Local: Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais. (Praça da Liberdade, 21 – Funcionários, Belo Horizonte – MG)
Horário: 10 às 18 h.
Entrada: Gratuita
Realização: Representação de Quadrinistas de BH, Estúdio Black Ink, Fundação Municipal de Cultura, Prefeitura de Belo Horizonte e Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais.
Programação:
Oficinas
Oficinas com autores e profissionais que atuam na produção de HQs em Minas Gerais. Serão aulas e dinâmicas com abordagens técnicas, voltadas para os mais diversos públicos.
13h- Como Fazer Quadrinhos sem Ideias
Com Ricardo Tokumoto
15h- Erotismo no Quadrinho
Com Aline Lemos
17h- Como finalizar um projeto?
Com Gabriel Nascimento e João Belo
Palestras
Todas as palestras são gratuitas. Os interessados devem comparecer 30 minutos antes do início de cada palestra. A sala está sujeita a lotação.
14h- Laboratório de Quadrinhos Potenciais
Com Jão e participantes do encontro
15h- Ao Redor da História – Como Divulgar seu Próprio Trabalho
Com Flávia Denise, Raíssa Pena e Helen Murta
16h- Independente X Editora – Qual o melhor caminho?
Com Carol Rossetti e Laura Athayde
17h- Autobiografia e Quadrinho – A Nossa Experiência como Inspiração
Com Aline Lemos, Laura Athayde, Ricardo Tokumoto e Fabiana Signorini
Exposições
“Shut Up and Listen! HQ , Cinema e Animação”
Exposição do projeto multimidiático “Shut Up and Listen” do autor Daniel Bretas.
Uma obra desenvolvida para várias linguagens artísticas como Quadrinho, cinema e animação. A exposição é composta por reproduções impressas, desenhos e páginas originais do quadrinho, esboços, fotografias e anotações do roteiro do filme. Além de cartazes feitos por ilustradores e artistas gráficos convidados a integrar o projeto de divulgação do filme.
“A Arte do Desenho” – Acervo da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais
Desde os tempos mais remotos o desenho foi uma forma de conhecimento, sabedoria e até uma poética. A abordagem do desenho é complexa, por isso é difícil abrangê-lo nos seus diversos aspectos expressivos e na sua riqueza de possibilidades. A exposição convida o público a ampliar e aprofundar seus conhecimentos sobre o universo do desenho através da leitura dos livros em exposição.
Links do evento:
Blog do evento:
https://diadoquadrinhonacional
Facebook:
https://www.facebook.com/Dia-d
Evento no facebook:
https://www.facebook.com/event
Texto enviado por Igor Marques
última atualização do WhatsApp trouxe uma novidade no mínimo controversa. A Meta AI (que vale…
Eu lembro que ali pelos meus 8 ou 9 anos, eu tinha o hábito de…
O que compõe um jogo de videogame? Seria apenas uma junção de mecânicas atrelada a…
Eu nunca fui um grande fã de jogos de luta. Bom, não fã do tipo…
O prelúdio da série mais icônica e aclamada pela crítica, Game of Thrones, House of…
A editora francesa Dear Villagers e o pioneiro estúdio indie cubano Empty Head Games têm…
Este site utiliza cookies de terceiros para recompilar informação estatística sobre sua navegação. Se continuar a navegar, consideramos que aceita o uso.