Plataforma será utilizada para projeto de desenvolvimento digital da SECULT, diz empresa. - Imagem: Reprodução
Na última semana, a partir de uma reportagem do jornal O Globo, o site Drops de Jogos, na reportagem de Kao Tokio, realizou o contato com a Ghost Jack Entertainment, empresa apresentada como a responsável pelo conteúdo que será utilizado no processo de ensino do projeto da Secretaria de Cultura chamado “Casinha Games“, que tem o intuito de realizar uma capacitação profissional de desenvolvimento de projetos em tecnologia digital. Você pode conferir alguns detalhes sobre esse projeto aqui.
A Ghost Jack é uma produtora independente de audiovisual com 24 anos de mercado, atuando na produção de projetos de animação, quadrinhos e games, tendo filiação na BRAVI (Brasil Audiovisual Independente), na ABRAGAMES (Associação Brasileira de Desenvolvedores de Jogos Eletrônicos), ANCINE (Agência Nacional de Cinema) e aos SINDAV (Sindicato da Indústria do Audiovisual de Minas Gerais).
Conforme apurado pelo Drops de Jogos, em um primeiro contato com o responsável pela Ghost Jack demonstrou desconhecimento sobre o assunto. “Não possuo nenhum envolvimento com o projeto ‘Casinha Games’, nem conhecimento deste”, declarou Cristiano Seixas, em contato com a reportagem do portal. Seixas então indicou o produtor executivo Rafael Michelli como contato direto com a ação da SECULT. Segundo Seixas, “ele foi a Brasília e recebeu o convite para ampliar o ensino da nossa proposta”, declarou.
Em contato com a assessoria de imprensa da Ghost Jack, após o lançamento de um sistema de ensino chamado Plataforma Digital Pátio Digital Academy, Rafael Michelli, coordenador do projeto, foi convidado para detalhar todo o funcionamento da ferramenta junto à Secretaria de Cultura do governo federal, o que culminou no convite para integrar efetivamente na criação dos Centros Culturais Multimodais, projeto também da SECULT, que mais tarde seria chamado de Casinha Games.
Segundo apurado, o grupo deverá ficar responsável pela implantação do Conteúdo Programático e Pedagógico da Plataforma Digital. A empresa declarou que ajudou a elaborar a proposta pedagógica com base na plataforma do Pátio Digital Academy.
A plataforma referida chamou a atenção do secretário Mário Frias, e é um recurso idealizado em 2017, contemplado pelo Edital SAV/MINC/FSA nº13/2018 – Linha de Formação e Qualificação, tendo recursos liberados em agosto de 2019 pelo Fundo Setorial do Audiovisual, da SECULT. Muito embora essa contribuição não tenha uma relação direta com a proposta de criação do Casinha Games, a plataforma ter sido contemplada com um fomento via edital pode ter sido um facilitador para o contato da Secretaria de Cultura com a Ghost Jack, na busca por uma plataforma que atendesse a demanda requerida para essa proposta.
De acordo com a Ghost Jack Entertainment, o compromisso dela com a iniciativa é atender a demanda educacional, por meio do desenvolvimento do conteúdo da plataforma de ensino, criação de material didático, vídeos e exercícios interativos, nos quais os os participantes terão acesso a noções de animação 3D, desenvolvimento de personagens, transmídia, programação, modelagem 3D, base em direitos autoriais com foco em propriedade intelectual, game engine e desenvolvimento de projetos em Realidade Aumentada, além de outras abrangências.
Questionada, a Ghost Jack afirmou que, até o momento, não há uma formalização documental para que a participação da empresa nessa etapa do projeto. “O Pátio Digital Academy aceitou contribuir na formatação de uma proposta com o conteúdo existente e criar novos conteúdos sugeridos pela SECULT, já que se trata de um projeto com viés 100% social e de grande abrangência”, disse a assessoria de imprensa.
Apesar dos esclarecimentos obtidos pelo portal, algumas perguntas ainda permanecem em aberto. No entanto, a Ghost Jack Entertainment colocou-se à disposição para oferecer mais informações. “A transparência é de nosso grande interesse. O sócio coordenador do projeto Pátio Digital Academy, Rafael Michelli, está à inteira disposição”, disse a assessoria da empresa, ao final do contato.
Fonte: Drops de Jogos
Eu estive nos últimos dias jogando A.I.L.A, novo projeto do estúdio brasileiro Pulsatrix em parceria…
“As palavras têm poder”. Eu lembro de incontáveis vezes que a minha mãe usava essa…
Quando eu vi Indika pela primeira vez, eu achei uma proposta interessante e ousada: um…
Olha, é muito difícil eu usar esse espaço para tecer comentários ruins sobre jogos, com…
Imagine se em algum momento alguém tivesse uma brilhante ideia de misturar Contra, Metal Slug…
Quando Silent Hill f foi anunciado, durante uma conferência da Konami sobre a franquia, eu…
Este site utiliza cookies de terceiros para recompilar informação estatística sobre sua navegação. Se continuar a navegar, consideramos que aceita o uso.