Categorias: MobileTecnologia

HomeKit é a nova aposta da Apple para casas inteligentes


Nesta segunda-feira, 2 de junho, a Apple anunciou o HomeKit, a mais nova aposta da empresa que mostra seus planos para o futuro, com casas inteligentes. A plataforma servirá como uma central que permitirá o controle automatizado de utilidades domésticas, como iluminação, segurança, etc.

Unificação dos sitemas de automação residencial

Um dos objetivos da Apple com o novo API é conectar todos os dispositivos inteligentes da casa, aparelhos esses que já existem, mas como são feitos por fabricantes diferentes, cada um precisa de um aplicativo diferente para ser controlado. Por exemplo, para controlar a iluminação é preciso do app daquele fabricante, para contralar a temperatura a mesma coisa, ou seja, muitos dispositivos e muitos apps não é o ideal.

A integração do HomeKit com os com os aparelhos será feito por meio do iPhone ou iPads (que possuem a Siri) e serão ativados por comando de voz, você poderá pedir a Siri que ascenda ou apague as luzes ou tranque as portas, por exemplo.

Segundo Craig Federighi, vice-presidente sênior de engenharia de software da Apple, já há grandes parcerias com empresas líderes no mercado de automação residencial, Philips, Haier, August, Broadcom e Honeywell foram algumas empresas citadas durante a apresentação. Fererighi informou também que o recurso terá segurança total, permitindo que somente o iPhone ou Tablet do dono da casa possa ter o controle sobre os dispositivos.

A Apple também deve lançar um programa de certificação para parceiros, o que irá mostrar ao consumidor quais os aparelhos compatíveis com o recurso. O HomeKit fará parte do iOS, que foi anunciado juntamente com o recurso de automação residencial, e deverá ser lançado entre Setembro e Outubro de 2014.

Apesar das poucas informações até o momento, o HomeKit apresenta um grande avanço para um mercado em potencial, no qual grandes empresas estão investindo. Como a ideia da Apple é unificar os serviços, em breve poderemos estar totalmente conectados, exatamente como nos filmes futuristas, esperamos que não aconteça uma revolta dos sistemas automatizados como costumamos ver nas grandes produções também. E você, qual sua opinião a respeito da automação residencial? Conte pra gente nos comentários.

Fonte: GamersInn
Com informações de Olhar Digital e Info
Imagens: Apple/The Australian

Vinícius Vidal Rosa

Ex-técnico em informática, jornalista formado e apaixonado por games e tecnologia. Faz do seu tempo livre, uma maneira de levar informação e falar sobre o que gosta.

Disqus Comments Loading...
Compartilhe
Publicado por
Vinícius Vidal Rosa

Posts recentes:

Tekken 8 (PC) – Análise

Eu lembro quando tinha uns 13, 14 anos, vivendo na região metropolitana de Porto Alegre,…

2 meses atrás

Saiba como remover a Meta AI do seu telefone

última atualização do WhatsApp trouxe uma novidade no mínimo controversa. A Meta AI (que vale…

3 meses atrás

Nikoderiko – The Magical World – Análise (PS5)

Eu lembro que ali pelos meus 8 ou 9 anos, eu tinha o hábito de…

3 meses atrás

O Escudeiro Valente (The Plucky Squire) – Análise (Switch)

O que compõe um jogo de videogame? Seria apenas uma junção de mecânicas atrelada a…

4 meses atrás

SVC CHAOS: SNK vs. Capcom – Análise

Eu nunca fui um grande fã de jogos de luta. Bom, não fã do tipo…

6 meses atrás

House of the Dragon: as diversas emoções da segunda temporada

O prelúdio da série mais icônica e aclamada pela crítica, Game of Thrones, House of…

7 meses atrás

Este site utiliza cookies de terceiros para recompilar informação estatística sobre sua navegação. Se continuar a navegar, consideramos que aceita o uso.