Categorias: Video Games

Nintendo derruba No Mario’s Sky – e desenvolvedora contorna processo de forma inusitada

Sabemos que a Nintendo não é lá muito adepta de apaludir jogos feitos por fãs de suas propriedades intelectuais – vide só o que ela fez com o remake de Metroid 2: Return of Samus e Pokémon Uranium.

Porém, a ASMB Games, uma desenvolvedora indie, juntou um grande hype (leia-se decepção) com um dos maiores nomes dos games, e assim nasceu No Mario’s Sky, um game que junta a criação procedural de planetas e fases, com a jogabilidade 2D do clássico bigodudo da Nintendo.

E sabendo disso, a Big N já solicitou a remoção do jogo. Porém, os criadores contornaram essa situação de uma forma bastante irreverente: lançando um novo game chamado DMCA’s Sky, que é basicamente o mesmo game, mas que faz uma referência direta ao pedido de remoção do projeto original. DMCA significa Digital Millennium Copyright Act, uma lei internacional de direitos de propriedade intelectual (IP) de empresas, para proteção de suas marcas.

No game, controlamos Spaceman Finn, que deve procurar a Princesa Mango, num espaço criado proceduralmente – ou seja, as fases são criadas aleatoriamente e de forma randômica.
O game sofreu algumas alterações, como alguns sprites que faziam a conexão direta com o mascote da Nintendo, assim evitando um novo processo.

O jogo está disponível para download no site da ASMB Games.

Fonte: Critical Hits / Omelete

Vinícius Vidal Rosa

Ex-técnico em informática, jornalista formado e apaixonado por games e tecnologia. Faz do seu tempo livre, uma maneira de levar informação e falar sobre o que gosta.

Disqus Comments Loading...
Compartilhe
Publicado por
Vinícius Vidal Rosa

Posts recentes:

Saiba como remover a Meta AI do seu telefone

última atualização do WhatsApp trouxe uma novidade no mínimo controversa. A Meta AI (que vale…

4 semanas atrás

Nikoderiko – The Magical World – Análise (PS5)

Eu lembro que ali pelos meus 8 ou 9 anos, eu tinha o hábito de…

1 mês atrás

O Escudeiro Valente (The Plucky Squire) – Análise (Switch)

O que compõe um jogo de videogame? Seria apenas uma junção de mecânicas atrelada a…

2 meses atrás

SVC CHAOS: SNK vs. Capcom – Análise

Eu nunca fui um grande fã de jogos de luta. Bom, não fã do tipo…

4 meses atrás

House of the Dragon: as diversas emoções da segunda temporada

O prelúdio da série mais icônica e aclamada pela crítica, Game of Thrones, House of…

5 meses atrás

Feito em Cuba por duas pessoas, Saviorless chega no PC, PS5 e Nintendo Switch

A editora francesa Dear Villagers e o pioneiro estúdio indie cubano Empty Head Games têm…

8 meses atrás

Este site utiliza cookies de terceiros para recompilar informação estatística sobre sua navegação. Se continuar a navegar, consideramos que aceita o uso.