Categorias: Tecnologia

Super computador feito de vários PS3 está sendo usado para estudar buracos negros


Além de marcar uma geração como seu antecessor –  o Playstation 2 –  Uma nova funcionalidade foi descoberta para o PS3. Nesse instante, 200 desses aparelhos rodam relatórios incessantemente para descobrir mais sobre os buracos negros.

Isso mesmo leitor. Você não leu errado! Tudo isso é obra do astrofísico Gaurav Khanna, da Universidade de Massachusetts de Darthmouth, que projetou um supercomputador constituído apenas de aparelhos Playstation 3 rodando simultaneamente.
Segundo Khanna, o que o incentivou a levar o projeto à ser executado, é que segundo ele, o potencial do Playstation 3 em capacidade de processamento é muito superior aos atuais computadores utilizados para esta finalidade.

Em 2009, o astrofísico montou uma “pequena rede” de 16 videogames interligados para executar seus complexos cálculos. E acabou dando certo, e após essa “descoberta”, ele acabou comprando mais 200 unidades e montou um superlaboratório refrigerado, para o seu “supercomputa-Station”. Para você ter uma ideia da capacidade do nível de processamento da super-máquina, ele equivale a 3 mil processadores encontrados em máquinas comuns.

Atualmente, ele é utilizado para avaliar o comportamento dos Buracos Negros, incluindo também, a sua interação com outros componentes espaciais, como estrelas, e até mesmo outros buracos negros, além de claro, galáxias.

O que impressiona mais, é que o seus estudos estão evoluíndo muito, com a ajuda de Richard Price (físico da Universidade do Texas de Brownsville) e Scott Hughes (astrofísico do MIT), eles já conseguiram descobrir uma espécie de movimento capaz de parar por completo o fenômeno do buraco negro.

Fonte: Baixaki Jogos

Vinícius Vidal Rosa

Ex-técnico em informática, jornalista formado e apaixonado por games e tecnologia. Faz do seu tempo livre, uma maneira de levar informação e falar sobre o que gosta.

Disqus Comments Loading...
Compartilhe
Publicado por
Vinícius Vidal Rosa

Posts recentes:

Tekken 8 (PC) – Análise

Eu lembro quando tinha uns 13, 14 anos, vivendo na região metropolitana de Porto Alegre,…

4 semanas atrás

Saiba como remover a Meta AI do seu telefone

última atualização do WhatsApp trouxe uma novidade no mínimo controversa. A Meta AI (que vale…

2 meses atrás

Nikoderiko – The Magical World – Análise (PS5)

Eu lembro que ali pelos meus 8 ou 9 anos, eu tinha o hábito de…

2 meses atrás

O Escudeiro Valente (The Plucky Squire) – Análise (Switch)

O que compõe um jogo de videogame? Seria apenas uma junção de mecânicas atrelada a…

3 meses atrás

SVC CHAOS: SNK vs. Capcom – Análise

Eu nunca fui um grande fã de jogos de luta. Bom, não fã do tipo…

5 meses atrás

House of the Dragon: as diversas emoções da segunda temporada

O prelúdio da série mais icônica e aclamada pela crítica, Game of Thrones, House of…

6 meses atrás

Este site utiliza cookies de terceiros para recompilar informação estatística sobre sua navegação. Se continuar a navegar, consideramos que aceita o uso.