Salve salve Nerds!
Bom, acho sempre válido trazer para vocês dicas e soluções de simples problemas que podem ocorrer em seu querido e amado console de mesa. E recentemente, eu passei por uma situação assim com o meu PS4 (afinal, eu sou rico e posso passar por isso, MUAHAHA! – brinks!).
Então, dando umas pesquisadas ali, umas anotações aqui, resolvi trazer a solução do tão chato “problema do disco ejetando”.
“Mas o que que é isso, tio?!”. Calma, que eu explico.
Por alguma razão desconhecida, o Playstation 4 saiu de fábrica com esse problema. É como se o botão de reset do aparelho acabasse sendo pressionado constantemente, emitindo até mesmo o ruído de quando pressionamos o botão… Só que tudo isso, sozinho (pode ser o Gasparzinho tirando uma com a nossa cara, mas… Enfim!).
Eu notei que por muitas vezes, o videogame fazia isso, mas até então, nada de estranho (à não ser os bips irritantes) tinha acontecido. Mas, ao notar que o Bluray do “The Order: 1886” havia saído sozinho do driver, algo me buscar uma solução.
Esse processo possui muito material, até mesmo por que, a Sony já se pronunciou sobre o assunto, mas as soluções da PRÓPRIA FABRICANTE NÃO FAZEM SENTIDO ALGUM!!!!
Por isso, o método que eu fiz, e que vários outros consumidores fizeram, e que funciona é muito rápido, simples, e que não pede nem experiência com eletrônica. Apenas coragem, e responsabilidade.
Lembrando que, caso você esteja passando por esse problema, e decida tomar essa medida, A RESPONSABILIDADE POR TUDO O QUE PODE OCORRER, É SUA. ENTÃO NÃO VENHA DE “MIMIMI” CASO VOCÊ TENHA PROBLEMAS COM SEU APARELHO. NÃO ESTÁ SEGURO EM FAZER O PROCEDIMENTO?! NÃO FAÇA! LEVE NUMA ASSISTÊNCIA DE SUA CONFIANÇA, OU ENCAMINHE O PRODUTO PARA A AUTORIZADA (CASO O TENHA COMPRADO NO BRASIL).
Bom, dado os seguintes recados, vamos lá:
1 – Itens utilizados
Aqui, você irá precisar de duas ferramentas básicas:
Um estilete comum: o estilete irá servir apenas para remover as etiquetas que escondem os parafusos no acabamento do console. Muito cuidado ao manuseá-lo, pra não levar 20 pontos nesses dedos!
O segundo item, já é um pouco mais complexo, e específico: trata-se da chave de segurança Torx T-9. Pra nossa infelicidade, essa chave não é encontrada facilmente, e o jeito mais fácil de obtê-la, é comprando pela internet. O preço dela pode variar, mas a média de preço é R$20,00. Essa chave é recomendada para não gastar o pino de segurança no centro do parafuso.
ATENÇÃO: VOCÊ PODE TENTAR UTILIZAR OUTRA CHAVE, MAS TENHA EM MENTE QUE A RESPONSABILIDADE É SUA, SUA E SUA… HAM!
2 – Vamos lá, mão na massa!
Agora, vem a hora que para os inexperientes, a mão da chavinha T-9 chega a tremer! Basta retirarmos os lacres citados acima, utilizando o estilete de forma cuidadosa para não arranhar a carcaça do aparelho:
Após removidos os lacres, é hora de desparafusar o bicho! Muita gente acaba removendo todos os 4 parafusos que prendem o PS4, o que é desnecessário. Iremos apenas desparafusar a parte inferior do console, pois é aonde está a causa do problema.
Para remover a tampa, segure em suas pontas, e cuidadosamente, puxe para cima até ouvir um “clique”. Caso apenas um lado solte, cuidadosamente (mas cuidadosamente MEEESMO, ô pangaré), puxe a outra extremidade até que ela se solte. Remova a tampa, e note que temos uma placa, com um pequeno contato magnético bem destacado. Pronto, achamos o responsável por esse defeitinho chato!
3 – A solução
Note que, este contato possivelmente estará com duas marcas. Isso se deve a um princípio de oxidação, pelo contato com o pino de contato do botão. Tudo o que você deve fazer, é vagarosa e cuidadosamente, raspar (sim, RASPAR) a superfície desse contato
Pode utilizar a própria chave T9, ou o estilete, desde que a superfície fique numa tonalidade prata.
Raspe também, o pino de contato do botão do reset, que está no interior da tampa que removemos, assim, é possível remover algum resíduo de oxidação também.
Agora, monte o seu console, parafuse-o novamente, religue os cabos, e não sofra mais com isso.
Mas, algumas considerações técnicas sobre esse defeito:
Até a próxima, minha gente!
AEHOOOOO!!!
Imagens: Youtube / Google
Eu estive nos últimos dias jogando A.I.L.A, novo projeto do estúdio brasileiro Pulsatrix em parceria…
“As palavras têm poder”. Eu lembro de incontáveis vezes que a minha mãe usava essa…
Quando eu vi Indika pela primeira vez, eu achei uma proposta interessante e ousada: um…
Olha, é muito difícil eu usar esse espaço para tecer comentários ruins sobre jogos, com…
Imagine se em algum momento alguém tivesse uma brilhante ideia de misturar Contra, Metal Slug…
Quando Silent Hill f foi anunciado, durante uma conferência da Konami sobre a franquia, eu…
Este site utiliza cookies de terceiros para recompilar informação estatística sobre sua navegação. Se continuar a navegar, consideramos que aceita o uso.