Se você for realizar um projeto web, além de saber como criar um site, é muito importante também que você possua noções práticas para atrair um bom número de visitantes.
Um site ou um blog que não apresenta uma quantidade satisfatória de visitantes se torna apenas mais um projeto na web. Os baixos acessos, inclusive, desestimulam as ações que podem tornar esse projeto lucrativo.
Se você tem uma empresa, mas o site para divulgar os seus serviços é pouco visto, você vai sentir dificuldades para se aproximar do seu público.
Caso você tenha um site para divulgar os seus projetos de freelancer em fotografia, publicidade ou outra área nesse segmento de comunicação é essencial que esse site tenha um tráfego elevado para você prosseguir com o seu trabalho.
Por isso, tão importante quanto saber construir um site ou um blog também é importante ter noções bem claras de como atrair visitantes para o seu projeto.
Dicas para gerar mais visibilidade para o seu site
As alternativas para você consolidar a sua presença online por meio de um site passam por uma série de alternativas bem simples. Basta que elas sejam colocadas em prática. Vamos ver algumas delas:
Aposte em anúncios
Essa é uma estratégia capaz de segmentar a audiência do seu site, gerando um bom tráfego. Um exemplo para isso é a utilização da plataforma Google Adwords.
Essa plataforma do Google permite que os anúncios sejam apresentados nas posições patrocinadas do Google e assim gerar tráfego para o seu site ou blog.
Outra plataforma é o Facebook Ads. Além de permitir qual será o valor diário que você deseja investir, ele também proporciona uma boa segmentação de público.
Não despreze as redes sociais
E falando em Facebook, você certamente conhece várias pessoas que fazem parte dessa rede, do Twitter ou do Linkedin. Você provavelmente tem uma conta em uma delas ou nas três, não é mesmo?
Sendo assim, divulgar o seu site nas redes sociais é uma boa alternativa para atingir o seu público-alvo. As redes sociais possuem um grande alcance.
O Twitter, por exemplo, é o meio mais adequado para a propagação de mensagens rápidas. Já o Linkedin é relevante caso o seu site deseje atingir um público com perfil empreendedor.
Caso o seu site seja destinado para uma audiência interessada em cosméticos e produtos de beleza, por exemplo, uma alternativa viável é utilizar o Instagram ou o Pinterest.
Além disso, o compartilhamento nas redes sociais gera muito tráfego para o seu site e isso deve ser uma estratégia sempre levada em consideração para atrair visitantes.
A utilização de links externos
Os links externos (aqueles apontados por outros sites) são excelentes formas para que o seu site fique bem posicionado nas páginas de busca, facilitando que as pessoas o encontrem com mais facilidade.
Esses links externos devem ser realizados apenas para domínios que tenham autoridade. Isso indica para o Google que a sua página está sendo associada a outros sites sérios e comprometidos com a qualidade.
A otimização do SEO do seu site
Se aumentar o tráfego do seu site tem relação com estar bem posicionado nos buscadores, a questão do SEO deve ser bem elaborada e planejada.
Nesse caso, a otimização pode ser do tipo “on Page”, em que, conforme o próprio nome indica, você a realiza dentro do seu próprio site.
Sendo assim, o Seo On Page investe na utilização de palavras-chaves que aparecem de forma natural no texto, tendo relação com o tema do seu site e com o perfil do seu público-alvo.
Além das palavras-chaves, esse tipo de SEO também investe em URLs bem elaboradas e com termos bem claros, sempre de acordo com o assunto abordado pelo seu site.
Não deixe de interagir
Para que você atinja um número desejável de visitantes é preciso criar um elo de comunicação com eles, em que você está sempre pronto para responder perguntas e analisar sugestões.
Essa interação entre o dono do site e a sua audiência consolida o número de visitantes ao mesmo tempo em que permite que você adote mais estratégias para conquistar ainda mais seguidores.
Realização de promoções
Essa é ideal para sites voltados para estabelecimentos como lojas e restaurantes. A organização de campanhas promocionais, ainda mais quando são apoiadas em redes sociais, ajuda a impulsionar o tráfego.
Tenha um blog para divulgar o seu site
De uma maneira geral um site é um meio mais estático, pois conta com informações básicas. Sendo assim, um blog de apoio com postagens atualizadas regularmente pode atrair mais visitantes.
Conclusão
Você que tem um site, mas ainda não tem tantos acessos quanto gostaria, dê a devida atenção para as técnicas de SEO, para o uso de links internos e o auxílio das redes sociais.
Por fim, tudo isso pode permitir que o seu site atraia mais visitantes, gere mais presença online e traga mais visibilidade para você e o seu trabalho.