Reverie Knights Tactics, game independente desenvolvido pelo estúdio brasileiro 40 Giants Entertainment e baseado nas aventuras do RPG de mesa Tormenta, já tem data de lançamento oficial.
O game chegará ao mercado em 25 de janeiro de 2022 e é uma coprodução com a Hype Animation e a Jambô Editora, responsável pelos livros oficiais do universo de fantasia. A publicação do game ficará a cargo da 1C Entertainment, responsável pela franquia “King’s Bounty”.
“Usamos os últimos meses para ouvir bastante a opinião do público em relação ao game e fazer ajustes para deixar o jogo especial para os nossos jogadores e fãs de ‘Tormenta’”, disse o diretor e ilustrador EdH Müller. “Estamos muito empolgados em lançar o jogo no início do ano que vem”.
Em um mundo ilustrado à mão, o jogador controla uma equipe de até quatro heróis numa expedição para encontrar Lenórienn, a perdida cidade élfica enquanto luta contra a ameaça goblinoide que espalha terror no continente. Em desenvolvimento há quatro anos, “Reverie Knights Tactics” utiliza personagens e cenários recorrentes do universo “Tormenta”. Criada em 1999 por Marcelo Cassaro, Leonel Caldela, Guilherme Dei Svaldi, Rogério Saladino e JM Trevisan, a série abrange romances, quadrinhos, jogos e outros produtos.
“Reverie Knights Tactics” estará disponível nas plataformas Playstation 4, Xbox One, Nintendo Switch e PC (via Steam).
[ATUALIZAÇÃO] 16 de dezembro, 13h12: A Jambô Editora se pronunciou sobre as críticas que o trailer oficial recebeu, que trazem um teor colonialista, colocando o povo goblinoide como escravizado pelos elfos – algo que, de acordo com a história oficial de Tormenta, nunca ocorreu. Abaixo, você pode conferir a nota oficial da editora sobre o caso:
Pedimos desculpas por não termos analisado devidamente antes. Já solicitamos à publisher uma nova versão do vídeo. Dito isso, é importante abordar algumas questões a respeito da história de Tormenta: o povo goblinoide nunca foi escravizado. Eles foram atacados pelos elfos e +
— Jambô Editora (@jamboeditora) December 16, 2021
Tormenta não compactua com nenhum tipo de discriminação. Ao longo dos nossos 20 anos, nos esforçamos para corrigir erros e tornar a equipe cada vez mais diversa, agregando pessoas de diferentes origens e vivências. Estaremos sempre dispostos a ouvir críticas.
— Jambô Editora (@jamboeditora) December 16, 2021
J.M. Trevisan, um dos responsáveis pela criação do universo de Tormenta, também se manifestou sobre o caso através de um fio em seu perfil oficial no Twitter, em que ele discorre sobre a lore dos goblinoides e dos elfos e como “devia ter sido mais empresário/criador e menos fã empolgado do o próprio trabalho”. Abaixo, você pode conferir um trecho da declaração do autor.
Tudo isso posto e razão dada a quem tem que ser dada, quero deixar uma coisa bem clara:
Nada do que aconteceu, nenhum dos erros cometidos, da o direito a qualquer um de aparecer na minha timeline e me chamar de racista. Nada.
Antes de fazer uma acusação dessas+
— JMTrevisan – TORMENTA20 (@JMTrevisan) December 16, 2021