São Paulo, 24 de agosto de 2020 — Jogar online com amigos ou desconhecidos, seja de forma cooperativa ou competitiva, continua sendo uma forte marca dos computadores. É o que revela a 7ª edição da Pesquisa Game Brasil (PGB): 65% do público de PC joga conectado à Internet com outras pessoas, ligeiramente à frente dos consoles (58,2%) e celulares (48,6%).
Além disso, o computador é a plataforma com o maior volume de jovens, no qual 44,3% possui entre 16 e 24 anos. Já os adultos de 25 a 34 anos — que representam a principal faixa etária do gamer em geral, com 34,7% —, são apenas 29,7% do público de desktops e notebooks. Quanto ao sexo, os homens predominam nesta plataforma, com 66,1%.
Entre as categorias de games mais jogados no PC, aparecem algumas que são comuns entre um público mais nichado, como estratégia (em primeiro lugar, com 81,7%) e simulação (em quarto lugar, com 73,3%). Já os gêneros de ação (80,8%), aventura (79,4%) e shooter/tiro (72,8%) aparecem em segundo, terceiro e quinto lugar, respectivamente.
“O gamer de PC possui características tão diversas devido à versatilidade desta plataforma. Isso porque, além de permitir a personalização do hardware e conter inúmeros softwares, ela oferece o teclado como um ‘joystick’ mais preciso para determinados gêneros de jogos, como estratégia e simulação, além de outros acessórios que atendem um público mais competitivo no ambiente online”, conta Carlos Silva, Head de Gaming na Go Gamers.
Preferências para longas horas de jogo
Para um público que faz questão da experiência online, jogar por longas horas é praxe da atividade. Conforme a PGB, a tendência se confirma com 40,9% do gamer de PC dedicando uma média de 1h a 3h em suas sessões online. Fora isso, 41,9% jogam diariamente, e 54,9% utilizam a rede do Steam para tal.
O tipo de computador mais utilizado por este público é o notebook, com 54,3%, representando um crescimento de 4,1% em relação à edição anterior da pesquisa. Na sequência, aparece o desktop com 34,1%, queda de 6,3%, e o desktop gamer personalizado com 19,6%, que subiu 4,1%.
A possibilidade de customizar a máquina conforme as necessidades é, inclusive, a principal vantagem para 53% dos gamers de computador. Entre outros bons motivos, o público destaca que o PC tem utilidade além dos jogos (40,6%), a jogabilidade (27,2%), menor custo na aquisição de jogos (22,5%) e melhor plataforma para jogar online (19,1%).
Marcas e consumo
A PGB indica que a marca de computador mais presente entre este público gamer de PC é a Samsung, com 26,6%, seguida por Dell (21,2%) e Acer (17,1%). Em relação à a melhor experiência para jogar, 15,6% opta pela Dell, com ASUS ROG (11,3%) e Alienware (10,9%) na sequência, enquanto 15% não souberam especificar.
A maior parte do público adquiriu seu computador em revendas oficiais, com 33% via lojas físicas e 20,5% em e-commerces. Já 13,2% do público montou seu PC sozinho ou pediu para alguém montar. Em relação aos jogos, 47,5% adquire na loja das próprias plataformas (como Steam, Nuuvem e outros), enquanto 24,3% utiliza revendas oficiais e varejos tradicionais, e 23,2% compra em lojas online com entrega em casa.
Há, ainda, um número expressivo de jogadores de PC que não compram jogos (19,6%) e nem conteúdo adicional pago (33,2%). Apesar disso, 27,4% investem em expansões, 21,3% em itens de aparência/cosméticos, 19% em itens de melhorias, 19,4% em moedas virtuais e 18,6% em assinaturas para acesso online.
Realizada pelo Sioux Group, através da unidade de negócios Go Gamers, ESPM e Blend New Research, a PGB ouviu 5.830 pessoas em 26 Estados e no Distrito Federal, no mês de fevereiro. Acesse o site oficial para saber mais sobre o estudo e baixar a versão gratuita.