Shigeru Miyamoto pode ser considerado um dos precursores do videogame moderno, trazendo ao mundo obras como Super Mario, Donkey Kong e The Legend of Zelda.
Neste ano, o governo japonês decidiu conceder uma homenagem ao game designer por sua contribuição cultural, tanto no país, como no mundo todo.
Em uma recente entrevista para o jornal japonês Sankei News, de Osaka, Miyamoto disse estar muito feliz com a visibilidade que a indústria tem tido nos últimos anos.
“Fico muito alegre que a indústria de jogos eletrônicos esteja sob os holofotes que merece. Este é um trabalho em que você não consegue realizar nada sozinho.”
Além de Miyamoto, outros nomes da cultura pop japonesa também serão homenageadas com o prêmio, como a mangaká Moto Hagio (de “Otherworld Barbara” e “The Poe Clan“) e o cineasta Nobuhiko Obayashi.
Em outras edições da premiação, o governo japonês também homenageou o mangaká Shigeru Mizuki, criador de “O Caderno Milagroso” – que foi uma das ideias centrais para que Tsugumi Ohba e Takeshi Obata criassem “Death Note” anos depois – e também Hayao Miyazaki, um dos fundadores do Studio Ghibli.
Através de sua conta no Twitter, o designer Yuji Naka, responsável pela criação do principal rival de Mario nos anos 90, o ouriço Sonic, parabenizou a conquista de Miyamoto:
宮本茂さん文化功労者に選ばれたそうです。おめでとうございます!
ゲーム業界から初めてですよね?ゲーム業界からも選ばれるようになったのは本当に嬉しいですね。https://t.co/Fthk9UtaEB— Yuji Naka / 中 裕司 (@nakayuji) 29 de outubro de 2019
“Shigeru Miyamoto parece ter sido escolhido como um Mérito Cultural. Parabéns! Esta é a primeira vez que alguém da indústria de jogos é escolhido, não é? Fico realmente contente em saber que pessoas do mercado estejam sendo incluídas na cultura popular.”
Fonte: The Enemy / Twitter