Se você sempre quis aprender a fazer animação, mas nunca conseguiu nenhum programa decente nas interwebs, eis a sua chance de fazer tudo isso, e o melhor: de GRAÇA!
Isso por que o programa Toonz, utilizado em nada menos do que em algumas das mais aclamadas animações como “A Viagem de Chihiro“, “O Conto da Princesa Kaguya” e “Princesa Mononoke“,se tornou open-source (ou seja, livre para distribuição), através da compra da empresa Dwango, que comprou os direitos do software da Digital Video.
O diretor do Studio Ghibli – responsável pelas animações citadas acima – Atsushi Oku, declarou estar feliz com o fato do Toonz ser livre para qualquer pessoa.
“nós estamos felizes em saber que a versão open-source contém a edição do Ghibli. Nós esperamos que muitas pessoas dentro e fora da indústria de animação comecem a utilizar o software para trabalhar.”
O software foi lançado em 1993 e é utilizado para transformar arte rasterizada em vetores.
O Studio Ghibli começou a utilizar o Toonz em 1995 para a produção de Princesa Mononoke “para combinar animações desenhadas à mão com as que foram pintadas digitalmente … para continuar a produzir animações com qualidade de cinema sem o stress adicional”.
Fonte: Jovem Nerd / Youtube